Wednesday, June 12, 2013

Programa de voluntariado em orfanato

Extrema pobreza, desastres naturais e conflitos recentes têm afetado seriamente o povo do Nepal. São situações que resultam na morte de milhares de pessoas e transformam muitas crianças em órfãos. Estas crianças tornam-se muito vulneráveis ficando expostas a tortura e exploração e não há qualquer iniciativa por parte do governo para proteger as crianças e os seus direitos fundamentais. Neste contexto, cidadãos preocupados ​​abriram lares para hospedar, cuidar e educar crianças desprotegidas e desfavorecidas. Mas, sempre que exista um familiar ou pessoa idónea responsável, a criança é apoiada junto desta família, na aldeia onde nasceu.
Este projeto tem, assim, duas vertentes, uma que dá apoio a crianças e jovens que vivem num lar em Pokhara e outra que dá assistência a crianças que vivem nas aldeias. O voluntário envolvido no projeto irá trabalhar no sentido de melhorar a vida destas crianças, cuidando delas e ensinando-as. Nos cuidados com as crianças deverá certificar-se que comem e dormem bem, que cuidam da sua higiene e vestem roupas limpas. Irá levá-las e esperá-las à escola. Terá a oportunidade de ensinar Inglês, ajudar nos trabalhos escolares e conduzir programas criativos incluindo jogos, música, arte, desenho, pintura. Se tiver jeito para costura, artesanato, digitação e informática, poderá ensinar também essas habilidades. Estes são aspetos vitais pois os cuidados e o carinho demonstrado fará com que elas se sintam amadas, algo tão importante para uma criança que, na sua maioria, já conheceu grandes tragédias na sua breve vida ou sofreu graves privações. O voluntário ajudará também nas tarefas domésticas como limpar, lavar, cozinhar ou mesmo ajudando a "house mother" das crianças nas suas idas às compras em mercados locais.

Não são necessárias habilidades e qualificações específicas mas o voluntário deve ter mentalidade flexível, ser prático, auto-motivado e aberto à aprendizagem de novas culturas. Esta experiência irá proporcionar-lhe a oportunidade de vivenciar o estilo de vida no Nepal, aprender a cozinhar comida típica e mesmo algum vocabulário em língua nepalesa.
Alojamento, alimentação, apoio e supervisão durante a estadia estão incluídos conforme os programas apresentados em baixo. O voluntário terá o seu próprio quarto na casa de hóspedes (simples mas com banheiro privativo e wi-fi) e oferecemos também desconto para quem viaja acompanhado e partilha o mesmo quarto. Desde manhã até à tarde os voluntários passarão o tempo no lar onde são servidas duas refeições ao dia, pequeno-almoço e almoço, à exceção do dia livre (normalmente sábado). O jantar é livre e poderá experimentar o restaurante da casa de hóspedes ou os inúmeros e variados locais de repasto com oferta de iguarias internacionais em Lakeside, Pokhara.

Todas as deslocações às aldeias serão acompanhadas, sendo necessário passar uma ou outra noite em condições mais básicas, junto dos habitantes locais. Aqui, o voluntário vai recolher informações sobre as crianças que vivem com algum familiar, fazer levantamento de necessidades e inteirar-se do seu percurso escolar junto da escola que frequentam. Para programas superiores a duas semanas haverá a possibilidade de passar uma semana a dar aulas numa destas escolas de aldeia.

Convém ter em consideração que este projeto se desenvolve a partir de Pokhara, cidade turística que se situa a 200km da capital Kathmandu. Assim, o programa Kathmandu-Pokhara, oferece todo o acompanhamento desde o Aeroporto Internacional de Kathmandu e de retorno ao mesmo no final da estadia, incluindo o transporte entre as duas cidades, duas noites num hotel em Kathmandu e ainda um programa de visita em Pokhara. 

 
 
Inclui:

- Serviço pick-up no Aeroporto Internacional de Kathmandu
- Noite em hotel em Kathmandu
- Autocarro turístico para Pokhara
- Programa de visita no vale de Pokhara
- Todo o alojamento em Pokhara ou na aldeia
- Duas refeições ao dia (comida local)
- Contribuição para as crianças (alimentação/educação)
- Autocarro de regresso a Kathmandu
- Noite em hotel em Kathmandu, na véspera da partida
- Transfer para o Aeroporto Internacional de Kathmandu, no dia da partida


Exclui:

- Voos
- Vistos
- Seguros de saúde e de viagem
- Bebidas
- Serviço de lavandaria
- Atividades de lazer

O visto do Nepal pode ser adquirido à chegada ao país.


Para mais informações contactar:

lyaproject@gmail.com 

https://humanity-himalayan-mountains.pt/